Clube Europeu promove encontro com a AIM – Associação de Integração Multicultural, sediada em Vila Nova de Famalicão

 

    No passado dia 4 de junho, alunos e professores do Clube Europeu “Somos Europa” promoveram um encontro com a Associação de Integração Multicultural (AIM), no âmbito do concurso nacional da rede dos Clubes Europeus da DGE, com o objetivo de dar a conhecer e divulgar o papel desta associação no apoio aos migrantes que chegam ao nosso concelho.

   Num diálogo informal, as representantes da AIM, a Dra. Taciana Flores e a D. Graça, fizeram uma apresentação das atividades da Associação, desde a sua fundação até à atualidade, abordando os seus diversos e múltiplos aspetos.

    A presidente da Associação, Taciana Flores, começou por apresentar os serviços disponibilizados, com especial destaque para o aconselhamento jurídico, prestado presencialmente e de forma gratuita a imigrantes que procuram apoio. Este serviço visa informá-los sobre as entidades a que podem recorrer para garantir os seus direitos legais, resolver conflitos e salvaguardar os seus interesses. Entre os temas abordados estão o direito migratório, dúvidas sobre documentação, renovação automática, reagrupamento familiar, manifestação de interesse, CPLP e matrículas escolares. Este apoio jurídico “pro bono” é realizado por marcação e conta com a colaboração de três juristas.

   Para além destas questões, a AIM desenvolve ainda atividades recreativas e culturais, participando também em iniciativas promovidas por outras entidades, nomeadamente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estas ações visam promover a integração de quem escolhe o concelho para viver, trabalhar ou estudar, destacando-se eventos como a confraternização de Natal, o Dia Internacional dos Migrantes e a Semana da Família.

   A D. Graça, imigrante da Venezuela com dupla nacionalidade, para além de apresentar as ações desenvolvidas pela instituição, partilhou ainda o seu testemunho pessoal enquanto alguém que viveu de perto as dificuldades da integração, aceitação e inclusão num novo país, que a acolheu com carinho, tal como o nosso. Este foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes do encontro, pois a assistência, especialmente os alunos, ouviu com grande interesse esta história de vida. Uma história de coragem e resiliência, que passa pela partida rumo ao desconhecido, num continente com uma cultura e forma de viver completamente diferentes, e que, décadas depois, obriga a um regresso ao país de origem, onde volta a enfrentar os desafios da reintegração. Os alunos realizaram uma entrevista à D. Graça sobre o seu percurso de vida.

   Resta-nos agradecer a disponibilidade das representantes da AIM por terem aceite o nosso convite e partilhado connosco a realidade da Associação e as suas histórias de vida. Num futuro próximo, o Clube Europeu manifesta a sua disponibilidade para realizar trabalho voluntário em colaboração com esta organização.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Clube da Europa do AEDMII lança concurso para criação do logótipo representativo do Clube