Clube Europeu da EBDMII promove Encontro com a Vereadora Sofia Fernandes para falar sobre Migrantes em V.N.F.

 

           No passado dia 12 de fevereiro, na Biblioteca Escolar D. Maria II, os alunos que frequentam o Clube Europeu promoveram um encontro com a Sr.ª Vereadora do Pelouro da Família, Igualdade, Interculturalidade e Integração, Dr.ª Sofia Fernandes, para conversarem sobre os migrantes em Vila Nova de Famalicão.

                Com o objetivo de dinamizarem atividades para o projeto a apresentar no âmbito do concurso nacional da rede dos Clubes Europeus, da DGE, cujo tema é “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”, os alunos prepararam-se previamente elaborando várias questões que gostariam de ver respondidas sobre as políticas municipais face aos imigrantes que, desde há um tempo a esta parte, têm procurado o nosso país e, particularmente, o nosso concelho, para residir e trabalhar.

As questões abordaram diversos aspetos, desde a origem das maiores comunidades de imigrantes e a importância destes na economia local até às políticas concretas implementadas pelo município e o que as distingue das de outras localidades. Procurou-se também compreender a eficácia dessas políticas e a necessidade constante de as reformular perante uma realidade nova, mas crescente, no nosso país. Houve ainda tempo para esclarecer algumas curiosidades, como saber se o Pelouro da Interculturalidade e Integração foi criado em resposta à conjuntura atual ou se já existia anteriormente, assim como se, no município, há associações ou Organizações Não Governamentais que trabalham com questões relacionadas com a imigração

                Todas as questões foram devidamente colocadas e brilhantemente respondidas pela Dr.ª Sofia Fernandes que, numa conversa informal, conseguiu captar a atenção de um público muito jovem, mas atento às situações que os rodeiam diariamente. Alguns dos alunos presentes eram imigrantes e, solicitados pela Sr.ª Vereadora, conseguiram dar o seu testemunho acerca das dificuldades encontradas e as motivações que levaram as suas famílias a abandonar o seu país de origem e a emigrar para Portugal.

                Quando questionada sobre o que os alunos poderiam contribuir para a integração dos imigrantes na nossa comunidade, a Dr.ª Sofia desafiou, os membros do Clube Europeu, a proporem atividades que serão incluídas no programa da Câmara Municipal de V.N.F., para comemorar o mês das Famílias Interculturais.

                Resta-nos agradecer a disponibilidade e a generosa partilha da Dra. Sofia Fernandes na dinamização desta sessão de trabalho.
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Clube da Europa do AEDMII lança concurso para criação do logótipo representativo do Clube